
É comum estarmos preocupados com o conforto e tranquilidade da nossa família, assim como desejarmos o melhor para estes. Estas questões também se refletem nas decisões que tomamos em relação à casa onde vivemos.
Com as alterações no estilo de vida, provocadas pela pandemia e o consequente confinamento, as necessidades de muitas famílias portuguesas ficaram alteradas. Mais quartos, mais espaço exterior, menos preocupação com localização, estar mais perto da família, são apenas exemplos das carências mais presentes.
Quando a nossa casa já não corresponde ao que pretendemos surge uma questão: o que fazer com a casa onde vivemos agora? Acompanhe-me.
O que fazer com a sua casa actual?
Trocar de casa é sempre um momento de alguma tensão. Comprar é um processo que envolve investimento e um compromisso a longo prazo. Arrendar poderá ser um processo simples mas normalmente uma opção com prazo estabelecido. As duas situações acontecem.
Contudo, se possui casa própria, é indispensável fazer com que esta casa lhe proporcione alguns ganhos. Para isto é possível usar dois caminhos:
- Usar a casa actual para ajudar a pagar a sua casa nova
- Usar a casa actual para receber um rendimento
- Usar a casa actual para financiar investimentos
Seja qual for a direção que pretenda tomar, o ideal é analisar a sua situação financeira. Dessa forma, será possível agir de maneira racional, evitando possíveis prejuízos.
Vender a sua casa actual para comprar uma nova
Se a sua opção é vender a casa actual para comprar a nova, recomendo que o faça com apoio de um consultor imobiliário. Poderá ter apoio em todo o processo, sendo que a gestão do que deve acontecer em cada momento é mais simples. Se decidir avançar sozinho é importante informar-se sobre todo o processo de compra e venda de imóveis e conseguir coordenar tudo para que consiga fazer duas escrituras no mesmo dia.
Com esta opção poderá obter capital que tornará viável a aquisição de um novo imóvel, a existência desse recurso facilitará a negociação de compra e a obtenção do crédito habitação que permitirá o financiamento do restante do valor a ser investido.
Uma boa dica é não comprar casa sob pressão. Tenha planeado uma possibilidade de ficar num lugar intermédio caso venda depressa e o ritmo da compra não acompanhe. Aqui, as alternativas mais comuns são ficar em casa de familiares ou arrendar um imóvel temporariamente.
Pode ainda, em alternativa, tentar fazer uma permuta de imóveis. Pode encontrar aqui um artigo só sobre permuta. Nesta opção o comprador utiliza a sua casa actual como entrada na aquisição de uma nova, sendo que o restante do valor da compra poderá ser em pronto pagamento ou com financiamento bancário.
As grandes vantagens neste processo são: poupar em impostos, apenas realizar uma escritura e, como quando vende está a comprar, não tem de pensar em situações intermédias. A grande desvantagem é que é um processo que tem de encontrar outro proprietário interessado em trocar de casa consigo – como encontrar uma agulha no palheiro!
Arrendar a casa para ter um rendimento
Se tem um bom planeamento financeiro e conseguiu acumular o capital necessário para comprar uma nova casa sem vender a actual, talvez a melhor opção seja esta.
As vantagens são várias, sendo que a principal é a obtenção de uma renda extra.
Além de conseguir recursos, os quais poderão ser aplicados em outros investimentos, manter arrendado o imóvel antigo possibilita-lhe aumentar o seu património, ajuda nas despesas de manutenção e ainda, quem sabe, ajuda nas despesas da casa nova.
No entanto, é necessário ter em conta que, para tornar mais atrativa a casa no mercado de arrendamento, por vezes é necessário fazer alguns investimentos em melhorias. Também deverá ter em conta se vai recorrer a um serviço de mediação imobiliária para colocar o imóvel no mercado ou se vai gerir sozinho as visitas, a avaliação das propostas e o contrato de arrendamento.
Vender a sua casa para realizar investimentos
Nesta opção, tal como na anterior pressupõem -se que tem um bom planeamento financeiro e consegue suportar a compra ou o arrendamento da sua casa nova.
Se a sua casa actual não é muito apelativa para o mercado de arrendamento eis que chega a terceira opção.
Com o capital que liberta na venda da sua actual casa pode, eventualmente, investir em outra casa, do tipo mais procurado na zona, ou mesmo outras.
Depois pode optar por comprar e vender ou comprar e arrendar. Se comprar e vender pode criar um negócio e alavancar investimentos maiores. Se comprar e arrendar pode aumentar o seu património.
Procure estudar esta possibilidade com base em cálculos feitos para os vários cenários e veja o que melhor lhe serve.
Para saber o que decidir sobre o seu imóvel atual, é necessário analisar todas as possibilidades existentes antes de tomar uma decisão. Além disso, para evitar possíveis dores de cabeça e conseguir aproveitar algumas boas oportunidades, é necessário estar preparado financeiramente.

A minha moratória de crédito está a terminar. E agora?
Há algumas moratórias no crédito habitação que estão a terminar. Isto significa que há muitas famílias que voltam agora a ter de pagar a sua prestação do crédito hipotecário na totalidade. É importante estar preparado para este momento e conseguir evitar situações menos agradáveis.
Se está a beneficiar da moratória, para saber quanto vai ficar a pagar quando terminar, tem de perceber de que tipo de moratória está a usufruir.

5 Erros que deve evitar na decoração da sua casa
Ninguém faz de propósito para decorar a sua própria casa de uma forma que, eventualmente, possa influenciar de forma negativa como se sente nela. A inexperiência, o desconhecimento ou mesmo porque não tem muito jeito para decorar podem contribuir para isso.
Decorar nem sempre é uma tarefa fácil! A verdade é que todos queremos ter uma casa acolhedora, que combina uma decoração agradável e toques pessoais. Construi este artigo para lhe falar de alguns erros que deve evitar na decoração da sua casa e as respetivas dicas para tornar tudo melhor.

O que poderá pagar de taxas, impostos e despesas, quando compra ou vende a sua casa?
Quando estamos a vender ou comprar uma casa, existem tantos assuntos a tratar que, naturalmente, pode haver alguma falha de informação, nomeadamente sobre as despesas. Não há quem goste se ser surpreendido com despesas inesperadas! Para não ser apanhado de surpresa, fica aqui um resumo das obrigações fiscais e outras despesas a ter em conta ao comprar ou vender uma casa.