Mudar para uma casa nova é algo maravilhoso! Mudamos de ares, mudamos de vizinhos e acabamos por conhecer sítios novos onde ir. Neste processo existe apenas um ponto menos agradável, para muitos um pesadelo – as mudanças!

As pessoas que adoram fazer mudanças, empacotar tudo e reorganizar a sua vida num novo local são uma exceção. A maioria de nós prefere aproveitar a casa nova com o mínimo de stress possível.

Para o ajudar a passar por este desafio mais tranquilamente, reuni algumas dicas valiosas que o vão ajudar e á sua família a fazer uma mudança sem contratempos. Ora veja!

O que é necessário para fazer uma mudança de casa

Já passou pelo processo de procurar a sua casa nova e agora chegou o momento de seguir em frente. Eis que se encontra com o desafio da famosa mudança!

Para que haja o menos sofrimento possível é recomendado que toda a família entenda a importância de organizar a mudança para a nova casa.

1. Planeie os dias para a mudança

Mudar de casa exige um bom planeamento porque terá de lidar com responsabilidades tanto na casa antigo como na nova. Se for possível tire alguns dias de férias para estar tudo pronto no dia marcado para mudar.

Devemos considerar todos os aspetos ligados a uma mudança. Tenha em atenção quantos dias precisará para o fazer, se é necessário contratar uma empresa especializada, se é necessários avisar os condomínios, se são necessárias autorizações especiais de corte de trânsito ou ocupação da via pública.

Precisa ainda de ter em conta que ao sair da sua atual casa deverá cortar todos os serviços, água, eletricidade e gás, ou entrar em acordo com os compradores para transferirem os contratos. Num caso ou no outro recolha as leituras dos contadores. Entregue chaves se estiver acordado.

2. Prepare a sua casa nova

Antes de se mudar pode ser necessário realizar alguns ajustes. Se precisa de fazer reparações ou pinturas faça antes da mudança. Verifique se está tudo operacional a nível de canalização, eletricidade e gás. É sempre melhor fazer estes trabalhos com a casa vazia.

Se decidir fazer esses ajustes enquanto já está a viver na casa isto poderá trazer transtornos durante o período de adaptação da família ao novo espaço criando mau ambiente.

Confira a data de instalação do serviço de televisão, telefone e internet para estar certo de que terá todo o conforto após mudar-se.

3. Aproveite para fazer uma seleção

A mudança é uma oportunidade única para avaliar quais são as coisas realmente necessárias e quais aquelas que estão na nossa casa apenas porque não temos coragem de nos livrar delas.

Uma dica de organização, separe tudo o que a sua família já não utiliza mais. Agora é o momento! Todos temos tendência a acumular coisas que se tornam desnecessárias ao longo do tempo. A mudança é o momento perfeito para deixar estas coisas para trás.

Pegue em tudo o que separou e agora divida em dois grupos, para doar e para o lixo. As coisas que ainda podem ser utilizadas doe a amigos, vizinhos ou instituições. As outras coisas que já não estão em condições deite no lixo. Se lhe interessar pode sempre tentar vender algumas coisas pela internet.

4. Separe alguns itens pessoais

A mudança para uma casa nova é sempre uma aventura. Pode acontecer que no primeiro dia ninguém saiba em que caixa estão coisas básicas como as toalhas de banho.

Por este motivo recomendo que faça malas de viagem para todos com algumas coisas essenciais para sobreviver no primeiro dia sem confusão. Documentos, muda de roupa, escova e pasta de dentes, escova de cabelo, champô e gel de banho, toalhas, e outros itens que considere indispensáveis para não existir stress.

Se tem uma criança pequena separe também o boneco especial, a loiça preferida, e tudo o que considere indispensável a que a criança se sinta o mais confortável na casa nova.

5. Contrate um serviço de transporte

A maioria das pessoas costuma empacotar as suas coisas. Por isso deixo algumas dicas para a organização das caixas. Numere as caixas á medida que as vai enchendo. Escreva a divisão para onde vai e se o conteúdo for frágil escreva. Em paralelo preencha uma lista sua com o número, divisão para onde vai e conteúdo da caixa. Quando forem descarregadas as caixas na sua nova casa peça para deixar nas divisões corretas.

Se não estiver disponível para empacotar poderá optar por contratar uma empresa que fará esse serviço por si. Normalmente estas empresas embalam tudo, incluindo móveis que desmontam, transportam, e se estiver interessado voltam a montar o mobiliário. Eu tenho algumas referências de empresas, mas poderá fazer uma pesquisa e analisar as propostas de serviço.

6. Conheça o regulamento do condomínio

Se escolheu um apartamento ou um condomínio fechado tenha em atenção se existem regras especiais para as mudanças, nomeadamente o transporte das coisas. Informe-se se á questões de horários, portas especiais, elevadores, para evitar conflitos antes mesmo de estar instalado na sua casa nova.

7. Mantenha-se calmo

Esta dica está mais relacionada consigo do que propriamente com a mudança. Mudar de casa é um desafio e pode até ser uma experiência traumática. Lidar com diversas caixas espalhadas pela casa durante semanas, até que tudo se organize, é uma aventura.

É recomendável que descontraia e não leve tudo muito a sério. Faça piadas com a situação e divirta-se. Se assumir esta atitude é garantido que pouco a pouco a situação voltará ao normal.

8. Controle as despesas

Como qualquer outra atividade a mudança também tem despesas. Preparar a casa nova, contratar empresa de transporte e eventualmente alguma coisa que se parta no transporte.

Controle estas despesas fazendo uma pesquisa de empresas que tem estes serviços e comparando preços. Não deixe a pesquisa para depois, evite fazer as coisas á ultima da hora porque pode sair mais caro.

Mudar de casa exige planeamento. Se estiver tudo bem organizado, tenho a certeza que a experiência de mudar para uma casa nova será inesquecível. Investir tempo a planear vai torná-lo mais feliz!

Proprietário
adorocasas

A minha moratória de crédito está a terminar. E agora?

Há algumas moratórias no crédito habitação que estão a terminar. Isto significa que há muitas famílias que voltam agora a ter de pagar a sua prestação do crédito hipotecário na totalidade. É importante estar preparado para este momento e conseguir evitar situações menos agradáveis.

Se está a beneficiar da moratória, para saber quanto vai ficar a pagar quando terminar, tem de perceber de que tipo de moratória está a usufruir.

ler mais »
Proprietário
adorocasas

5 Erros que deve evitar na decoração da sua casa

Ninguém faz de propósito para decorar a sua própria casa de uma forma que, eventualmente, possa influenciar de forma negativa como se sente nela. A inexperiência, o desconhecimento ou mesmo porque não tem muito jeito para decorar podem contribuir para isso.
Decorar nem sempre é uma tarefa fácil! A verdade é que todos queremos ter uma casa acolhedora, que combina uma decoração agradável e toques pessoais. Construi este artigo para lhe falar de alguns erros que deve evitar na decoração da sua casa e as respetivas dicas para tornar tudo melhor.

ler mais »
Comprador
adorocasas

O que poderá pagar de taxas, impostos e despesas, quando compra ou vende a sua casa?

Quando estamos a vender ou comprar uma casa, existem tantos assuntos a tratar que, naturalmente, pode haver alguma falha de informação, nomeadamente sobre as despesas. Não há quem goste se ser surpreendido com despesas inesperadas! Para não ser apanhado de surpresa, fica aqui um resumo das obrigações fiscais e outras despesas a ter em conta ao comprar ou vender uma casa.

ler mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *